Artigo sobre Escrita Criativa

mar. 10, 2024

Artigo sobre Escrita Criativa

Felizmente, isso mudou. Hoje, mais do que nunca, a escrita desempenha um papel crucial na comunicação, porque com o advento da internet, qualquer pessoa tem a oportunidade de partilhar ideias, histórias e pensamentos num vasto universo digital, onde cada clique é uma jornada por constelações de informações sem fronteiras. A pergunta é: Neste manancial de informação, que espaço ocupam as nossas palavras? É aí que a escrita criativa tem lugar. Num mundo saturado de palavras, a escrita aliada com a criatividade permite-nos entrar num universo paralelo, navegando por paisagens literárias de histórias que despertam a nossa imaginação. Como uma voz autêntica, no meio do ruído.

Há dois meses fui surpreendida com a melhor e mais criativa premissa de como contar histórias de sucesso. Foi uma receita, não milagrosa, mas que tem muito de tentativa e pouco de erro e foi-me apresentada por um novo amigo e velho contador de histórias. “As pessoas não querem saber de nós para nada. As pessoas querem saber delas próprias.” Resumindo, os leitores têm um interesse primordial em si mesmos e nas suas experiências. O que traduzido por miúdos significa que nós, contadores de histórias, temos de lhes oferecer coisas que interessam, algo que os afaste da vida rotineira. Como se o nosso texto fosse o último episódio da série mais baladala de todos os tempos cheio de fogos de artifício narrativos, guiando o espectador por curvas inesperadas, quedas vertiginosas e loopings de surpresas.

Deixando-me de rodeios, partilho de seguida a dita receita não milagrosa, mas quase infalível para um metologia de escrita criativa:


Bolo de Imaginação – Ingredientes:

Inspiração Fresca: 250gr de observação atenta ao ambiente em redor, cenários, pessoas, objetos, cheiros, texturas ou cores.

Farinha de Curiosidade: 150gr de perguntas intrigantes e procura desenfreada pelas respostas.

Ovo da Criatividade: 1 unidade de ideia central ou conceito original.

Açúcar do Desafio: ½ caneca de obstáculos e contratempos para dar sabor.

Fermento da Experimentação: 1 colher de sopa de tentativa e erro.



Instruções:

Pré-aquece a mente analisando o ambiente ao redor, expõe-te a difrentes culturas, experiências e formas de arte, dando espaço à criatividade.

Peneira a informação absorvida e utiliza apenas os detalhes mais intrigantes. Isso será a base do Bolo da Imaginação.

Numa batedeira, mistura a farinha de curiosidade e os detalhes intrigantes. Mexe bem até obteres uma massa homogénea de ideias curiosas. 

Quebra o ovo da criatividade e adiciona à massa e mistura até conseguires incorporar a ideia central em toda a massa.

Adiciona parte do açúcar do desafio para dar sabor à mistura e adocicar a história, criando obstáculos e conflitos para as personagens.

Adiciona o fermento da experimentação para dar corpo à história, fazendo uso de diferentes estilos de escrita e abordagem. O fermento é que permite aprimorar a história.

Por fim, é tempo de colocar a história no forno, até que fique dourada, cheia de detalhes que a embelezam. Depois partilha com o mundo.

Comunicar é criar ligação e a melhor forma de aprender e absorver uma mensagem é contá-la através de uma história. A verdade é que se pensarmos bem, todos nós, desde crianças, aprendemos tudo através de histórias. Se já descobriram a roda, porquê tentar reinventá-la? Eis o segredo.



Carlota Silva

10 mar., 2024
Crescimento Pessoal: Aumenta o teu conhecimento
05 dez., 2023
A Arte, Laboral
07 nov., 2023
Matriz Foco/Controlo
Mais Posts
Share by: