Ferramentas Criativas para o Empreendedorismo
O mundo dos negócios é um meio em constante evolução e, muitas das ideias que surgem, partem de coisas já existentes, ou seja, são apenas novas formas de olhar para as coisas velhas.
SCAMPER:
S – Substituir: A ideia consiste na substituição de materiais, formas, espaços, locais e outros atributos
C – Combinar: Esta etapa do SCAMPER averigua como é que a ideia pode ser combinada com outra coisa para gerar algo novo, pois ao combinar objetos e ideias podem ser inventados novos produtos ou serviços.
A – Adaptar: A ideia está em mudar a natureza do produto, adaptando algo do mesmo produto ou de outro.
M – Modificar / Minimizar / Maximizar: a partir de uma ideia já existente, tenta-se atribuir-lhe uma nova utilização, efetuando uma modificação a qualquer nível (forma, dimensão, peso, tempo, frequência, velocidade, entre outros).
P – Pôr outras utilizações: Nesta etapa do SCAMPER pretende-se encontrar utilizações alternativas para ideias existentes, procurando investigar se a ideia pode ser utilizada em outros mercados e, em caso afirmativo, de que forma.
E – Eliminar / Reduzir / Adicionar: pretende-se eliminar, reduzir ou adicionar ingredientes, componentes, partes de produção ou serviços, de modo a alterar uma ideia.
R – Reverter: A inversão da sequência em que as tarefas estão a ser executadas ou a conversão o espaço de forma a criar um novo conceito.
No fundo, consiste em explorar novas possibilidades no tempo e no espaço.”