Objetivos nas Empresas

Ricardo Rocha • mai. 11, 2022

S.M.A.R.T.

Ao contactar com alguns empresários apercebi-me de que a grande maioria não consegue delinear um objetivo corretamente. Essa grande maioria enumera como objetivos aquilo que são apenas sonhos. E, são sonhos porquê? Simplesmente porque não existe nenhum plano estratégico associado para os atingir e forma de os medir.


Eu sei que esta minha afirmação poderá levar a alguns empresários a defender a sua posição e o seu ego, mas, se fizerem uma reflexão profunda perceberão, imediatamente, que se não houver um plano e se estes mesmos planos não cumprirem com alguns princípios os seus objetivos não passam de sonhos e, que lamento informar, mas, a probabilidade de serem bem-sucedidos é muito baixa ou mesmo improvável.


Os objetivos das organizações deverão seguir aquela que é a visão da empresa a longo prazo, assim como a sua missão, ou seja, o seu propósito de existir.


Ao propor um objetivo lembre-se que os mesmos deverão ser SMART, isto é:


  • Simples - É fundamental que os objetivos possam ser comunicados e entendidos por toda a estrutura da sua empresa, por forma a alinharem-se com os mesmos;


  • Mensuráveis - “O que não é medido não existe”. O facto de medirmos o nosso progresso aproxima-nos daquela que é a nossa proposta inicial;


  • Atingíveis - Não vale a pena propor um objetivo sem estudar a sua viabilidade;


  • Relevantes - Se o objetivo não é relevante para a missão da sua empresa, não é um objetivo;


  • Temporais – Se não existe uma data-limite, não passa de um sonho que perdurará ad aeternum.


Espero, sinceramente, que este texto lhe permita traçar corretamente os objetivos para a sua empresa e a atingi-los, contribuindo para o sucesso da sua organização.

14 jun., 2024
Orçamento familiar
10 mar., 2024
Crescimento Pessoal: Aumenta o teu conhecimento
10 mar., 2024
Artigo sobre Escrita Criativa
Mais Posts
Share by: