Ao contactar com alguns empresários apercebi-me de que a grande maioria não consegue delinear um objetivo corretamente. Essa grande maioria enumera como objetivos aquilo que são apenas sonhos. E, são sonhos porquê? Simplesmente porque não existe nenhum plano estratégico associado para os atingir e forma de os medir.
Eu sei que esta minha afirmação poderá levar a alguns empresários a defender a sua posição e o seu ego, mas, se fizerem uma reflexão profunda perceberão, imediatamente, que se não houver um plano e se estes mesmos planos não cumprirem com alguns princípios os seus objetivos não passam de sonhos e, que lamento informar, mas, a probabilidade de serem bem-sucedidos é muito baixa ou mesmo improvável.
Os objetivos das organizações deverão seguir aquela que é a visão da empresa a longo prazo, assim como a sua missão, ou seja, o seu propósito de existir.
Ao propor um objetivo lembre-se que os mesmos deverão ser SMART, isto é:
Espero, sinceramente, que este texto lhe permita traçar corretamente os objetivos para a sua empresa e a atingi-los, contribuindo para o sucesso da sua organização.