Estratégia em 5 passos!
O conceito de “estratégia” faz parte do vocabulário militar há alguns milhares de anos. Surge sempre com o propósito de vencer o inimigo.
O conceito de “estratégia” faz parte do vocabulário militar há alguns milhares de anos. Surge sempre com o propósito de vencer o inimigo. No mundo empresarial o inimigo passou a denominar-se de “concorrência”. Na guerra, a estratégia não se digna, necessariamente, a ter de cumprir qualquer tipo de ética ou legislação, enquanto nos mercados isso já acontece.
A estratégia, tal como outro qualquer conceito, tem vindo a sofrer evoluções. Hoje, é possível falar-se em estratégia sem que necessariamente exista um concorrente. A estratégia pode também ser percepcionada como um plano para atingirmos um objetivo, concorrendo contra alguém ou simplesmente para atingirmos um determinado ponto a que nos propomos chegar.
Segundo Carvalho, J. & Filipe, José (2014), num livro que recomendo (e que poderá encontrar em: https://www.wook.pt/livro/manual-de-estrategia-jose-crespo-de-carvalho/16036776 “a gestão estratégica é um conjunto sistémico de processos complexos que a empresa executa para caminhar na direção pretendida”. Acreditamos que este como qualquer processo deverá ser dinâmico, seguindo o seguinte ciclo:

Conheça os 5 passos que o podem ajudar a delinear uma estratégia:
1. Para onde queremos ir?
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve” (Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas).
Não há estratégia sem haver um objetivo. Este é o primeiro passo a dar, identifique o objetivo. Para ler mais sobre como estipular um objetivo, leia o nosso blog sobre os Objetivos SMART e SPIDER(em: https://www.simplifypro.pt/objetivos-nas-empresas; e, em:
https://www.simplifypro.pt/metodo-spider).
2. Com o que podemos contar?
Faça a análise das capacidades da sua empresa, das variáveis e das condicionantes que poderão influenciar a sua trajetória. Para isso, recomendamos uma ferramenta que costumamos utilizar com muita frequência, a análise S.W.O.T.. Poderá ler mais sobre esta análise num texto simples e esclarecedor da autoria de Alicia Raeburn, em: https://asana.com/pt/resources/swot-analysis .
3. Como fazem os melhores?
Estude a sua concorrência. Esteja atento aos melhores, aos que estão a crescer rapidamente e aos que têm a sua dimensão. Estude o que fazem de bem e o que fazem de mal. Estude os produtos e os serviços, e tudo o que os envolve. Experimente a concorrência.
4. Como e que caminho queremos seguir?
Passando a primeira fase do ciclo, é chegada a hora da formulação. Planeie como vai e qual a rota que pretende seguir, não se esqueça de planear os caminhos alternativos.
5. Como podemos assegurar que estamos no caminho certo?
Calendarize. Planear o timing da execução é tão importante quanto a formulação de toda a estratégia. A calendarização é o seu plano de ação. De que lhe serve entrar para o carro e marcar um objetivo no GPS, que lhe formulará e planeará toda a sua rota, e não planear quando irá fazer as pausas para abastecer a viatura ou descansar da condução ou alimentar-se? Acredite, o seu plano de ação será o combustível fornecido em várias doses que será responsável por ouvir “chegou ao seu destino!”.
Espero que este conteúdo o ajude a “atingir os seus destinos”.
Sucessos!
Ricardo Rocha
Consultor de Negócios SimplifyPRO
